Prefeitura de São José dos Pinhais soluciona impasse nas merendas ao recontratar empresa já atuante na cidade

A prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), optou por recontratar a empresa Risotolândia para assumir o fornecimento de merendas em 60 escolas do município.

 

A empresa Objetiva, que assumiu o contrato em 1º de dezembro, continuará prestando seus serviços, mas agora focada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

 

Com essa medida, as aulas retornaram nesta quinta-feira (7) após a suspensão devido aos problemas na distribuição de merendas na cidade.

 

Todas as escolas e CMEIs ficaram sem aulas na quarta-feira (6), com 20 escolas e CMEIs também enfrentando interrupções na terça-feira no turno da tarde.

 

Quando a Objetiva foi inicialmente contratada, a prefeitura explicou que não era possível renovar ou prorrogar contratos com fornecedores antigos. A contratação da Objetiva foi feita em situação de emergência, com dispensa de licitação.

 

Quanto à recontratação da Risotolândia, a prefeitura justificou que a medida foi necessária devido à informação da contratada atual de que não poderia atender plenamente às escolas, permitindo assim uma nova contratação de emergência.

 

A prefeitura ressaltou que se trata de uma situação extremamente excepcional, indicando que a Risotolândia teve que ajustar seu orçamento para igualar o preço da Objetiva.

 

A Objetiva, em nota, afirmou que, apesar dos investimentos feitos para atender ao contrato emergencial, concordou com a orientação do município para resolver o problema.

 

Os problemas na distribuição de merendas começaram após a Objetiva, de São Paulo, assumir o serviço terceirizado em 1º de dezembro. A empresa foi contratada emergencialmente, pois a prefeitura alegou que não era possível prorrogar o contrato das empresas anteriores.

 

Segundo o contrato, a Objetiva receberá mais de R$ 24 milhões para prestar serviços por 105 dias letivos.

O administrador de contratos da Objetiva explicou que a falta na distribuição de alimentos ocorreu devido à ausência de utensílios básicos, como fogões e pias, em algumas escolas. A empresa alegou que esses itens foram retirados pelas empresas anteriores após o término dos contratos.

 

Em relação à retirada de itens, a Risotolândia afirmou que cumpriu o prazo estipulado, retirando os materiais para liberar espaço para a nova empresa. A Singular Serviços, outra empresa do contrato anterior, afirmou que, na publicação do contrato com a Objetiva, manteve todos os equipamentos nas unidades escolares.

 

Na terça-feira, a Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de merendas, composta por cinco vereadores. Além da falta de merenda, a CPI também deve investigar questões como ausência de uniformes e transporte, obras, reparos e vagas nas creches.

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