Curitiba deve ganhar novo parque nos próximos meses: conheça

A Câmara Municipal de Curitiba deu um importante passo para a criação do novo Parque da África, localizado no bairro Pinheirinho, na região sul da cidade.

Foto: Divulgação/SMCS

 

O projeto de lei para oficializar a área ao lado da praça Zumbi dos Palmares como Parque da África, foi aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (3), com 26 votos favoráveis e 1 abstenção. A proposta retornará para confirmação final na quarta-feira (4).

Projeto e estrutura do novo Parque em Curitiba

novo parque em Curitiba, que ocupará uma área de cerca de 70 mil m², tem um orçamento estimado em R$ 5 milhões, com previsão de lançamento da licitação ainda em 2024.

A proposta foi elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas, e inclui a criação de um lago para servir como bacia de contenção das águas pluviais do Ribeirão dos Padilhas.

Parque destaca importância histórica do povo africano

Parque da África será um espaço de grande importância cultural e histórica, com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição dos africanos e afrodescendentes na formação de Curitiba.

O local abrigará um museu afro-brasileiro, uma biblioteca, monumentos em homenagem a figuras históricas negras, e espaços para exposições, cursos e atividades culturais, como dança afro e rituais religiosos de matriz africana.

O projeto também contempla a criação de uma cachoeira artificial e a garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ideia é que o novo parque no Pinheirinho seja um ponto de referência para a cultura afrodescendente na cidade, descentralizando as opções de lazer e cultura em Curitiba.

Fonte : Massa News

Compartilhe
+